sábado, 26 de março de 2011

APRENDENDO A DAR LIMITES


Educar nossos filhos parece ser, cada vez mais, uma tarefa muito difícil. Em tempos onde a modernidade invade nossos lares, o consumismo passa a ser encarado com muita naturalidade. Os pais sentem-se perdidos diante de tantos pedidos dos filhos que vêem na televisão novidades para todos os gostos e, na escola, os coleguinhas que exibem a última moda.
Seu filho diz sentir-se fora do grupo se não tiver com o último brinquedo lançado, a roupa ou sapato da propaganda e ainda lhe diz, com muito exagero, que é o único da escola que ainda não tem.
O que fazer? Ceder às chantagens emocionais ou resistir? Acredito que a resposta esteja no meio termo. Não ceder tudo, mas também não negar tudo. O limite está justamente quando você dá alternativas para que ele ganhe o que deseja, como por exemplo, se esforçar em algo que anda meio relaxado. Filhos que ganham presentes todos os dias, sem uma data especial, tornam-se mal acostumados e acabam não dando o valor merecido ao presente. No início não largam o brinquedo para nada, alguns dias depois, torna-se mais um na infinita prateleira de brinquedos.
Entretanto, você não precisa se sentir culpado se você comprar um brinquedo e lhe fazer uma surpresa. O que não pode acontecer é isto virar uma rotina e vício.
O que acontece é que muitos pais tentam compensar a ausência enchendo a criança de brinquedos para que ela não cobre sua presença constante. Na verdade são os pais que se sentem bem achando que esta atitude preencherá o vazio. Serve como uma válvula de escape.
Converse, e converse muito. O diálogo é o ingrediente que está faltando na maioria das receitas de felicidade familiar!

Um comentário:

  1. Oiê! Estou te seguindo!!! Tb sou psicopedagoga!!! Me segue no meu blog tb!!!
    http://pedagogiaporamor.blogspot.com/
    Um abraço!

    ResponderExcluir