sábado, 26 de março de 2011

APRENDENDO A DAR LIMITES


Educar nossos filhos parece ser, cada vez mais, uma tarefa muito difícil. Em tempos onde a modernidade invade nossos lares, o consumismo passa a ser encarado com muita naturalidade. Os pais sentem-se perdidos diante de tantos pedidos dos filhos que vêem na televisão novidades para todos os gostos e, na escola, os coleguinhas que exibem a última moda.
Seu filho diz sentir-se fora do grupo se não tiver com o último brinquedo lançado, a roupa ou sapato da propaganda e ainda lhe diz, com muito exagero, que é o único da escola que ainda não tem.
O que fazer? Ceder às chantagens emocionais ou resistir? Acredito que a resposta esteja no meio termo. Não ceder tudo, mas também não negar tudo. O limite está justamente quando você dá alternativas para que ele ganhe o que deseja, como por exemplo, se esforçar em algo que anda meio relaxado. Filhos que ganham presentes todos os dias, sem uma data especial, tornam-se mal acostumados e acabam não dando o valor merecido ao presente. No início não largam o brinquedo para nada, alguns dias depois, torna-se mais um na infinita prateleira de brinquedos.
Entretanto, você não precisa se sentir culpado se você comprar um brinquedo e lhe fazer uma surpresa. O que não pode acontecer é isto virar uma rotina e vício.
O que acontece é que muitos pais tentam compensar a ausência enchendo a criança de brinquedos para que ela não cobre sua presença constante. Na verdade são os pais que se sentem bem achando que esta atitude preencherá o vazio. Serve como uma válvula de escape.
Converse, e converse muito. O diálogo é o ingrediente que está faltando na maioria das receitas de felicidade familiar!

segunda-feira, 7 de março de 2011

CONHEÇA O SÍMBOLO DA PSICOPEDAGOGIA

firefox É com imensa satisfação que apresentamos o Símbolo da Psicopedagogia, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia realizado em São Paulo de 9 a 11 de junho de 2009.
A Diretoria Executiva da ABPp, por quase uma década tem se mobilizado de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do Psicopedagogo.
A idéia foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp que, após vários estudos e sugestões trazidas pelas Seções e Núcleos, se propôs a fazer um trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras, para que as idéias pudessem ser gestadas a partir dos conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia, a fim de que a escolha pudesse ser a que melhor representasse os objetivos propostos.
Assim, ao se definir e conceber o símbolo da profissão, buscamos produzir uma síntese das consciências particulares, estabelecendo, consequentemente, através daquela concepção, a consciência coletiva do segmento profissional.
Inspirado nos valores éticos inerentes à nossa profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo deveria traduzir toda a grandeza da Psicopedagogia. Nossa proposta para sua criação tinha como objetivo estabelecer o vínculo com nossa história e, resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui.
Como resultado de todo este processo, a proposta de se partir da simbologia da Fita de Möbius foi aprovada.

Por que Fita de Möbius?

Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.
O que encanta nesta fita é a sua extraordinária simplicidade aliada a um resultado complexo – transformando o finito em infinito.
Estas idéias foram passadas para dois design-gráficos que apresentaram algumas propostas, as quais foram apresentadas para no VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia para que os congressistas votassem.

O significado do Símbolo eleito foi descrito da seguinte forma:

Fita de Moebüs com 3 voltas. Representa o olhar do Psicopedagogo. As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho).
Esse símbolo foi assim representado com o propósito de caracterizar nossa área de atuação, representando o Psicopedagogo com suas características próprias.
Quézia Bombonatto
Presidente Nacional da ABPp

sexta-feira, 4 de março de 2011


PESSOAL......

Gostaria de saber qual é o tema que vocês gostariam de ver postado aqui em nosso blog????

Conto com vocês!!!

Bjsssssss